”Os anos 60”. Ano dos jovens que fizeram a moda mostrando um estilo rebelde e marcaram a década que surgiu o conceito de moda que é aplicado até hoje. Liberdade de expressão. Inspiração em Elvis e Beatles e a Jovem Guarda.
Houve uma explosão de juventude em todos os aspectos nesta década. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas ideias de liberdade, começavam a se opor àsociedade de consumo vigente. O movimento, que nos anos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciou novas mudanças de comportamento aos jovens, como a contracultura e o pacifismo do final da década. Assim, a transformação da moda radicalizou. Era o fim da moda única. Vieram várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.
Moda dos anos 60
Os jovens se exibiam com blusões de couro, topete e jeans (este chamava a atenção com partes propositadamente rasgadas ou riscadas para mostrar a moda rebelde). Em motos ou lambretas, mostravam uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade. As minissaias escandalizavam no início, mas logo fizeram adeptos á este vestuário. Os vestidos tubinhos curtos com estampas geométricas e psicodélicasera o auge na época e hoje estão á mostra para aquelas que gostam de marcar mais o corpo e apostar no valor das estampas.
As mulheres quebraram alguns padrões. Optaram por usar saias mais curtas. Um estilo mais descolado. Roupas que ficassem coladas no corpo. As minissaias escandalizavam no início, mas logo fizeram adeptos á este vestuário.
Com decotes mais ousados, elas desafiavam os limites impostos pela sociedade. Provando que podiam ter seu próprio estilo de se vestir, e deram fim ás roupas (que as engolia) com tantos panos.
Homens e mulheres abandonaram o estilo clássico de se vestir e mergulhavam narebeldia que o Rock’n Roll lhes propunha na década. Os jovens buscavam liberdade e se expressavam através de seus estilosos modelitos. Vestidos de bolinhas, vestidos rodados, todas as roupas eram feitas em linha reta e futurista. Já os homens dos anos 60 usavam na maior parte do tempo ternos, paletós sem colarinho, calças justas, japona de pescador, calças de cintura baixa, camisas de cores claras, como branco e rosa, sapatos bem engraxados e calças boca de sino. Peças que na época dominavam o guarda-roupa masculino na década de 60 e sobre forte influência dos Beatles.
A alegria das cores
A alegria das cores que veio nessa época está presente em todas as peças de roupas que nunca saem de moda, como o amarelo, vermelho, verde, azul e outras. As roupas dos anos 60 fazem sucesso até hoje. Podemos ver vestidos tubinhos, botas, ternos, óculos escuros e outros sendo usados nas ruas e com grande estilo.
Portanto, quem estiver pretendendo fazer uma festa estilo anos 60, observe as fotos e veja qual o estilo que lhe cai bem para fazer sucesso na festa! Aliás, não somente em festas se referindo á década de 60, mas também a ousadia de exibir naturalmente no dia a dia alguns dos modelos da época que são maravilhosos e de muito glamour. A moda vai e vem. Surgem apenas novas ideias em cima de modelos de décadas e que nos ajudam a nos valorizar em grande estilo. A mulher se mostra mais feminina e ao mesmo tempo com um ar romântico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário